Meio ambiente e energia

Projeto prevê programas educativos para descarte de material perfurocortante

09/11/2017 - 17:51  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 8610/17, do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que prevê programas e ações de educação ambiental visando ao descarte adequado de resíduos perfurocortantes. O texto altera a Lei dos Resíduos Sólidos (12.305/10).

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Solenidade de Entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão . Dep. Rômulo Gouveia ( PSD - PB)
Rômulo Gouveia: campanha em municípios

Segundo o autor, o descarte incorreto de materiais perfurocortantes tem sido causa de lesões graves em catadores e coletores profissionais de lixo em todo o País, que podem ficar até dez dias afastados do trabalho. “Mas a situação pode ser ainda pior: o coletor que teve a mão perfurada por uma agulha precisa fazer 12 exames para detectar alguma contaminação”, afirmou.

“Com a nova lei, caberá aos municípios realizar campanhas para que a população, por exemplo, envolva em folhas de jornal ou papelão os objetos cortantes, como lâmpadas, louças e vidros quebrados; dobre para dentro a tampa serrilhada de latas de conserva; coloque pregos, parafusos, lascas de madeira ou objetos pontiagudos em latas, garrafas plásticas ou caixas; ou entorte com martelo os pregos e parafusos expostos em pedaços de madeira”, explicou o deputado.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8610/2017

Íntegra da proposta