Meio ambiente e energia

Comissões analisam impactos de políticas econômicas sobre a biodiversidade amazônica

30/11/2017 - 08:52  

Câmara dos Deputados - © vovan - Fotolia
Meio Ambiente -  animais e natureza - vida no campo - árvore
A Amazônia abriga cerca de 40 mil espécies de plantas, 300 espécies de mamíferos e 1,3 mil espécies de aves

As comissões de Finanças e Tributação; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia debatem hoje as consequências de políticas que privilegiam a lógica do mercado sobre a bio-sociodiversidade na Amazônia.

A audiência foi proposta pelos deputados Edmilson Rodrigues (Psol-PA) e Janete Capiberibe (PSB-AP).

Os parlamentares afirmam que, em nome de políticas que supostamente promovem modernização e flexibilização, muitos países aderiram à dinâmica da desregulamentação do mercado. “Do ponto de vista ambiental, o avanço do normativo neoliberal, calcado na racionalidade utilitarista de mercado, também implica impactos”, afirmam os deputados no requerimento em que pedem para ouvir o professor Jean-François Yves Deluchey.

A pesquisa de Deluchey, segundo Edmilson Rodrigues e Janete Capiberibe, busca responder ao seguinte questionamento: “em que dimensão os dispositivos normativos neoliberais contribuem ou resistem ao apagamento de formas de vida na Amazônia?”.

Para os parlamentares, essa reflexão é importante, não só pelos possíveis impactos ambientais, mas também pela preservação cultural das populações tradicionais da região Amazônica.

Além do professor Deluchey, da Universidade Federal do Pará, a comissão convidou o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, para discutir o assunto.

A audiência será realizada no plenário 4 a partir das 10 horas.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.