Meio ambiente e energia

Desenvolvimento Urbano discute questões relacionadas a saneamento básico

23/11/2017 - 08:07  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano realiza audiência pública nesta manhã para discutir a política de pesquisa e desenvolvimento em saneamento básico e suas possibilidades de financiamento.

O deputado João Paulo Papa (PSDB-SP), que propôs o debate, cita dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, 2015) segundo o qual 84,3% da população é atendida com abastecimento de água e 57,3%, com rede coletora de esgoto.

“Os indicadores de tratamento de esgoto mais preocupantes são dois: 74% do esgoto coletado recebe tratamento e apenas 42,7% de todo o esgoto gerado no País é tratado. Sobre as perdas de água, o índice nacional é de 36,7%. O cenário exige a atenção do Parlamento”, afirma.

Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Henrique Pires;
- o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra; e
- o professor da Universidade Federal de Minas Gerais e Relator Especial da ONU para o direito à água e ao saneamento, Léo Heller.

Confira a relação completa de convidados.

A reunião, que será realizada às 9 horas, no plenário 16, será interativa. Os interessados podem acompanhar o debate ao vivo pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.