Meio ambiente e energia

Comissão mista debate participação do Brasil na Conferência do Clima deste ano

24/10/2017 - 09:21  

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas promove hoje uma audiência pública para debater a participação do Brasil na 23ª Conferência do Clima (COP 23), que será realizada em Bonn, na Alemanha, abordando o potencial de divulgação de diferenciais ambientais da economia brasileira.

Para o debate, requerido pelo presidente do colegiado, senador Jorge Viana (PT-AC), foram convidados:
- o chefe do Departamento para a Sustentabilidade Ambiental do Ministério das Relações Exteriores, Reinaldo José de Almeida Salgado;
- o secretário de Mudanças do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Frask Lucero;
- o diretor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Alves Corrêa Neto; e
- o analista de Comércio Exterior da Coordenação-Geral e Disciplinas Não Tarifárias ao Comércio Internacional do Ministério da Agricultura Flávio Tadeu Costa Silva.

Acordo de Paris
A Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas deste ano ocorrerá entre 6 e 17 de novembro. O principal objetivo da COP 23 será avançar na regulamentação do Acordo de Paris.

Assinado em 2016, o acordo é um compromisso mundial para manter o aumento da temperatura média global abaixo dos 2°C e buscar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C.

A meta brasileira é reduzir 37% das emissões de gases de efeito estufa até 2025, em comparação a 2005, com indicativo de cortar 43% das emissões até 2030.

Participação popular
O debate ocorrerá no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado, a partir das 14h30. A audiência será interativa e poderá ser acompanhada pelo e-Cidadania.

A comissão mista tem como vice-presidente o deputado Daniel Vilela (PMDB-GO). O relator é o deputado Sergio Souza (PMDB-PR).

Da Redação - MB
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.