Meio ambiente e energia

Permacultura e agroecologia serão discutidas hoje na Câmara

10/10/2017 - 08:52  

A Comissão de Legislação Participativa discute hoje, em audiência pública, a permacultura, a agroecologia e a educação para sustentabilidade no Brasil.

O deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que solicitou o debate, afirma que alternativas para que o Brasil tenha uma sociedade sustentável e ao mesmo tempo produtiva devem estar na agenda da Câmara.

“A permacultura é uma ciência para o planejamento de comunidades e cidades sustentáveis, levando em conta os aspectos sociais, culturais, políticos, ambientais e econômicos locais, e como metodologia propõe ações e soluções que venham responder as demandas dos grandes paradigmas contemporâneos de habitação, saneamento, produção de alimentos, economia solidária e tecnologias sociais”, explica Braga.

Segundo ele, a permacultura como movimento social e tecnológico tem efetivado projetos em todo território nacional, “ajudando a restabelecer o tecido sócio-político-econômico de comunidades rurais, ribeirinhas, aldeias indígenas, favelas e quilombos, bem como tem fomentado a construção de novas ecovilas e comunidades rurais e urbanas, resultante de um fenômeno atual: o êxodo urbano”.

“No mundo em que vivemos o padrão proposto para o crescimento econômico e social se mostra cada vez mais em desequilíbrio”, afirma o deputado.

Devem participar do debate:
- a coordenadora de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Virgínia Lira;
- o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, Caio Rocha;
- o integrante do Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina Marcos Ninguém;
- o representante do Assentamento Canaã Flávio Cerratense; e
- a representante da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA Brasília) Fabiana Peneireiro.

A audiência está marcada para as 14 horas, no plenário 5. Quem quiser pode participar do debate interativo enviando perguntas e comentários pelo e-Democracia.

Da Redação - SC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.