Meio ambiente e energia

Reserva foi criada em 1984 para evitar exploração mineral por empresas privadas

14/09/2017 - 17:59  

A Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) foi criada em 1984 para evitar a exploração mineral por empresas privadas e garantir a pesquisa pelo governo. Atualmente engloba nove áreas protegidas, entre unidades de preservação ambiental e terras de duas tribos indígenas.

A antiga reserva tem três áreas de proteção ambiental que não poderão ser exploradas: Estação Ecológica do Jari, Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e Reserva Biológica de Maicuru.

Em outras quatro áreas, consideradas de uso sustentável, a mineração poderá ser permitida, desde que prevista em um plano de manejo: a Floresta Estadual do Paru, a Reserva Extrativista do Rio Cajari e a Floresta Estadual do Amapá. Uma quarta área, a reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iraputu, será liberada assim que tiver plano de manejo.

As duas terras indígenas cortadas pela Renca são a Waiãpi, no Amapá, e Rio Paru D’Este, no Pará. Elas abrigam as etnias waiãpi, apalai e wayana e também não poderão ser exploradas por mineradoras.

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.