Meio ambiente e energia

Integração Nacional rejeita criação de unidade de conservação no Rio Araguaia

06/09/2017 - 16:37  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Elcione Barbalho (PMDB - PA)
A relatora, Elcione Barbalho: projeto não atende às exigências previstas na lei que dispões sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia rejeitou projeto (PL 661/15) do deputado Daniel Vilela (PMDB-GO) que cria a Área de Proteção Ambiental (APA) na bacia do rio Araguaia, entre os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

A rejeição foi pedida pela deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que relatou a proposta na comissão. Ela explicou que o projeto não atende às exigências previstas Lei 9.985/00, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

A lei determina que a criação de uma unidade de conservação deve ser precedida de estudos técnicos e de consulta pública que permitam identificar o local, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade. Os estudos técnicos abrangem a flora, a fauna, os solos, a situação fundiária, o uso e a ocupação do solo, entre outros aspectos.

“Em que pesem as meritórias intenções da matéria, vimo-nos obrigados a votar pela sua rejeição”, disse Barbalho.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta