Meio ambiente e energia

Projeto em tramitação na Câmara exige rastreabilidade de resíduos perigosos

16/05/2017 - 13:10  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Deputados P - R - Rômulo Gouveia
Para Gouveia, sistema de destinação de resíduos perigosos ainda apresenta falhas

O deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) apresentou projeto de lei que obriga a empresa transportadora de resíduos perigosos a colocar rastreamento nos veículos. O texto (PL 7088/17) altera a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A proposta determina ainda que o Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos, criado pela Lei de Resíduos Sólidos, deve incluir sistema de rastreamento desses resíduos, nas fases de geração, recolhimento, transporte, armazenamento temporário e disposição final. O cadastro é gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

A lei define resíduo sólido como o que apresenta significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental em razão de suas características físicas, químicas ou biológicas. Entre estes resíduos estão materiais hospitalares, resíduos radioativos, baterias de carro e produtos químicos.

O deputado explica que a proposta visa aprimorar o sistema de destinação final correta desses resíduos, que segundo ele ainda apresenta falhas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7088/2017

Íntegra da proposta