Meio ambiente e energia

Debatedores pedem investimentos para reduzir desperdício de resíduos orgânicos

16/05/2017 - 20:16  

A falta de investimentos em projetos que evitem o desperdício de materiais orgânicos foi criticada nesta terça-feira (16) em audiência pública da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a compostagem de Resíduos Sólidos Orgânicos. Dep. Carlos Gomes (PRB - RS)
Carlos Gomes: o poder público não se preparou para ajudar o comércio e a população no descarte adequado

Segundo o deputado Carlos Gomes (PRB-RS), que propôs a reunião, o Brasil perde cerca de R$ 100 bilhões por ano em razão do descarte inadequado de resíduos orgânicos. “A Lei de Resíduos Sólidos (12.305/10) diz que a gestão é compartilhada entre a população, o comércio e o poder público. O problema é que o Estado não se preparou para ajudar os outros agentes a fazer um descarte adequado”, argumentou.

“Nós carecemos de recursos, pois 65% dos municípios não remuneram quem faz gestão de resíduos sólidos. Sem dinheiro, não há avanços”, acrescentou o diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais de São Paulo, Carlos Roberto Vieira.

Possibilidades
Vieira destacou que os materiais orgânicos podem ser transformados em produtos de valor agregado que beneficiam não só o meio ambiente, mas a economia como um todo. “Tais resíduos podem ser utilizados como fertilizantes do solo e gerar energia elétrica por meio do biogás”, exemplificou.

O dirigente ressaltou que o desperdício acarreta contaminação de lençóis freáticos e facilita a propagação de doenças na população.

Comunidade
Além da falta de recursos, o presidente da Dar-Vida, empresa que desenvolve equipamentos de compostagem, Washington de Souza, apontou a população também como responsável pelo desperdício de produtos orgânicos.

“O cidadão ainda não tem a consciência ambiental adequada para sacramentar as boas práticas. Isso prejudica a saúde de 77 milhões de brasileiros, que são contaminados diariamente por causa da má gestão de resíduos”, afirmou.

Reportagem – Igor Caíque
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.