Meio ambiente e energia

Comissão rejeita alerta sobre emissão de CO2 em embalagens

05/05/2017 - 16:32  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o novo Bureau de Crédito formado pelos Bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco. Dep. Severino Ninho (PSB-PE)
Legenda

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 1862/07, do ex-deputado Jurandy Loureiro, que torna obrigatória a etiquetagem de mercadorias e produtos com alerta sobre o impacto ambiental.

O projeto prevê que, além de chamar atenção para o grau do dano ao meio ambiente, as etiquetas deverão informar a quantidade de gás carbônico (CO2) empregada na fabricação de cada produto. A medida valeria para produtos nacionais e estrangeiros.

Em seu parecer, o relator da matéria, deputado Severino Ninho (PSB-PE), acolheu três projetos apensados (5305/09; 1474/11; 2472/11; 4194/12) à proposta principal.

Esses textos tratam de medidas mais simples do que a versão original ao exigir que os fornecedores informem apenas a natureza das embalagens e sacolas não biodegradáveis que acompanham os produtos.

Ao rejeitar o projeto principal, o relator justificou que a iniciativa seria inviável em virtude da complexidade dos cálculos do CO2 emitido durante o ciclo produtivo. “Os custos para tais procedimentos podem ser absurdamente elevados, inviabilizando a implementação da lei”, disse.

Tramitação
A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1862/2007