Meio ambiente e energia

Jornalista comprova quadro de devastação das veredas do Cerrado

12/04/2017 - 17:00  

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Jornalista do Jornal Estado de Minas, LUIZ RIBEIRO DOS SANTOS
Jornalista Luiz Ribeiro dos Santos percorreu mais de 2 mil km de 12 municípios mineiros e constatou impacto da destruição das veredas

Durante audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, nesta quarta-feira (12), o quadro de degradação da veredas do Cerrado foi confirmado pelo repórter do jornal O Estado de Minas, Luiz Ribeiro dos Santos, que percorreu mais de 2 mil quilômetros de 12 municípios mineiros e constatou o impacto da destruição das veredas na redução da recarga hídrica da bacia do rio São Francisco.

A série jornalística, publicada no ano passado, comemorou os 60 anos do livro "Grande Sertão: Veredas". O jornalista espera que a audiência na Câmara se reverta em investimento em ações concretas de recuperação e preservação das veredas e demais nascentes.

"Apesar de tantas reformas em discussão, nada vai mudar para a retomada do desenvolvimento se não for feita uma reforma que contemple a área ambiental e possa salvar as nascentes e nossas águas”, afirmou Ribeiro. “Se encontrar em algum lugar um buriti morto, é sinal que um curso d'água está morrendo junto."

Recursos financeiros
Chefe da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Minas Gerais, o engenheiro agrônomo George de Brito, reforçou o pedido de mais recursos financeiros, inclusive por meio de emendas parlamentares, a fim de garantir as metas do Plano Novo Chico, lançado pelo governo Temer em agosto de 2016.

Nos últimos anos, foram investidos R$ 620 milhões em revitalização hidroambiental em Minas Gerais. Em defesa do desenvolvimento sustentável na região, a Codevasf tem incentivado manejos de solo e técnicas alternativas para reter a água da chuva e alimentar o lençol freático.

Recuperação
Fazendeiro e prefeito do município mineiro de Urucuia, Rutílio Cavalcanti é adepto de técnicas como o terraceamento em curvas de nível e as barragens de águas pluviais. Segundo Rutílio, essas técnicas evitam que "a água que cai no sertão das Gerais seja desperdiçada no caminho até o mar".

"Queremos que as veredas de Guimarães Rosa sejam recuperadas, como há 60 anos. E precisamos também produzir grãos e desenvolver os nossos municípios e os nossos estados", disse o prefeito.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta