Meio ambiente e energia

Comissão de Meio Ambiente debate degradação do cerrado brasileiro

11/04/2017 - 09:15  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados, vai debater hoje o cerrado brasileiro. Com o tema "Situação das Veredas no Cerrado Brasileiro", uma referência à obra do escritor mineiro Guimarães Rosa, o deputado Zé Silva (SD-MG) propôs a audiência pública para debater a degradação desse ecossistema.

"O cerrado é o segundo bioma da América do Sul e ocupa 22% do território brasileiro; hoje esse ecossistema está muito degradado”, diz o parlamentar. “O nosso objetivo é sair com proposição de legislação de proteção ao cerrado, trazer a perspectiva das universidades e das escolas e de assistência técnica da extensão rural, e práticas conservacionistas de convivência e recuperação do cerrado brasileiro", acrescenta.

Veredas são locais que possuem nascentes ou cabeceiras de cursos d'água, e já foram chamadas de "oásis do sertão". Mas hoje, são regiões no cerrado afetadas por falta d´água. Praticamente todas as veredas já sofreram algum tipo de impacto e várias estão completamente secas.

Convidados
Foram convidados para debater o tema com os integrantes do colegiado:

  • o coordenador da Área Técnica de Manejo de Bacias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), Maurício Fernandes;
  • o chefe de gabinete da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba no Estado de Minas Gerais (Codevasf/MG) George Fernando Lucílio de Brito;
  • o prefeito do Município de Urucúia (MG), Rutílio Eugênio Cavalcanti;
  • o jornalista do Jornal Estado de Minas Luiz Ribeiro; e
  • a pesquisadora do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Maria das Dores Magalhães Veloso.

Hora e local
A audiência ocorrerá no plenário 10, a partir das 14 horas.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.