Meio ambiente e energia

Água de qualidade pode virar fundamento de política de recursos hídricos

24/02/2017 - 11:03  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Sessão especial para discussão e votação do parecer do dep. Jovair Arantes (PTB-GO), aprovado em comissão especial, que recomenda a abertura do processo de impeachment da presidente da República - Dep. Augusto Carvalho (SD-DF)
Carvalho: “Nos países em desenvolvimento, 90% das doenças infecciosas são transmitidas pela água”

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5819/16, do deputado Augusto Carvalho (SD-DF), que inclui a oferta de água de qualidade entre os fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97).

A lei atualmente possui seis fundamentos como a definição da água como bem de domínio público, com uso prioritário para consumo humano e dessedentação de animais.

“Tornar expressa a necessidade de oferta de água de boa qualidade finda qualquer discussão sobre a imprescindibilidade de tal fundamento para a política nacional ser cumprida”, afirma Carvalho.

De acordo Carvalho, o comprometimento da qualidade da água com a contaminação por esgotos domésticos, muitas vezes sem tratamento prévio, implica no aumento de doenças como cólera, diarreia e esquistossomose.

“Segundo a ONU [Organização das Nações Unidas], aproximadamente 20% da população mundial não têm acesso a água potável e cerca de 40% não dispõem de água suficiente para uma estrutura adequada de saneamento básico e higiene”, afirma o parlamentar.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5819/2016

Íntegra da proposta