Meio ambiente e energia

Uso de bioquerosene na aviação será analisado em audiência pública

07/12/2016 - 09:27  

A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas promove hoje uma audiência pública para debater o uso do bioquerosene em aeronaves e as mudanças climáticas.

Em setembro, o Brasil ratificou a adesão ao Acordo de Paris, documento que estabelece metas a serem adotadas pelo país com o objetivo de frear o aumento da temperatura no planeta.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que propôs a audiência, lembrou que o governo se comprometeu, oficialmente, a cortar as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025, e em 43% até 2030, tendo como base o ano de 2005. Segundo ele, diante desse cenário, torna-se necessário discutir as alternativas que o País dispõe para o cumprimento das metas e o bioquerosene é uma delas. “O bioquerosene surge como uma relevante alternativa de contribuição para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, que tem no setor de aviação a sua principal utilização”, argumentou.

O bioquerosene de aviação é derivado de biomassa renovável destinado ao consumo em aeronaves. É um combustível complementar ao querosene de origem fóssil. As principais matérias-primas com potencial para substituir o querosene de origem fóssil são, em sua maioria, obtidas a partir de óleos vegetais – como milho, soja e palma – e matérias açucaradas – como a cana-de-açúcar.

Convidados
Foram convidados para a audiência pública:
- o diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira;
- o gerente de Relações Externas da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Daniel Bassani;
- o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Airton Pereira; 
- o diretor de Biocombustível de Aviação da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Pedro Scorza;
- o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Bruno Galveas Laviola; e
- o coordenador sênior de Pesquisas em Biocombustíveis da Boeing no Brasil, Onofre Andrade.

O debate será realizado a partir das 14h30, no plenário 3 da ala Alexandre Costa, no Senado.

Para acompanhar pela internet a audiência, é só clicar no link: http://www.senado.leg.br/atividade/comissoes/default.asp?origem=SF

Da Redação - RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.