Meio ambiente e energia

Ministério do Meio Ambiente defende avanços em energia solar e eólica

09/11/2016 - 18:35  

O secretário de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero, defendeu, na Câmara, a incorporação de mais fontes de energia renovável ao modelo brasileiro - além da fonte hídrica -, para que o Brasil atinja a meta de redução de emissão de gases de efeito estufa em 37% até 2025.

“Temos as melhores condições do mundo para avançar na energia solar e na eólica [gerada pelo vento]”, disse. Na avaliação do secretário, os setores produtivos devem ser envolvidos nessa meta.

Lucero participou do seminário “O novo prosumidor – um debate sobre geração distribuída, energias renováveis, eficiência energética e portabilidade da conta de luz no contexto da economia de baixo carbono”.

Billy Boss / Câmara dos Deputados
Seminário O Novo ·Prosumidor· – sobre geração distribuidora, energias renováveis, eficiência energética e portabilidade da conta de luz no contexto da economia da baixo carbono. Dep. João Fernando Coutinho (PSB/PE)
João Fernando Coutunho: Nordeste pode ser polo gerador de energia eólica

O evento foi realizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Energias Renováveis, Eficiência Energética e Portabilidade da Conta de Luz, em parceria com o Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara)) e com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Modelo de negócios 
Segundo o secretário, devem ser desenhados modelos de negócios que atraiam recursos para a implantação dessas fontes alternativas de energia. “Temos que trazer esse projeto para a centralidade do nosso modelo de negócios”, defendeu.

Para o coordenador-geral do Ecocâmara, Luiz Vicente, o modelo mental do brasileiro precisa mudar. “Será que estamos com modelo mental de 50 anos atrás? ”, questionou.

O deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE) também defendeu a expansão do uso da energia solar no Brasil. Para ele, o Nordeste pode ser o polo gerador de energia solar, o que estimularia também o desenvolvimento da região.

Exemplo
O secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fabio Alves, ressaltou que o Brasil já é exemplo no mundo na geração de energia renovável, sendo 80% da energia do País considerada limpa. Destes 80%, 64% são de energia hídrica, e o restante de  eólica, solar e energia de biomassa (gerada por meio da decomposição de materiais orgânicos).

Para Fabio Alves, a energia solar deverá ocupar espaço crescente no Brasil. Ele observou, porém, que se trata de um tipo de energia que não traz estabilidade ao sistema, tendo um limite de crescimento possível. Já a energia eólica estaria consolidada no País.

O secretário chamou atenção para a situação hídrica crítica no Nordeste, com previsão de piora nos níveis de água do Rio São Francisco. Portanto, a ampliação de fontes não hídricas seria uma necessidade no País.

Reportagem - Lara Hage
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.