Meio ambiente e energia

Comissão inclui oito bacias hidrográficas na área de atuação da Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública ligada ao Ministério da Integração Nacional que investe em projetos, principalmente de irrigação, nas bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim

22/09/2016 - 15:28  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Grande Expediente - Dep. Remídio Monai (PR-RR)
Remídio Monai: medida pode mitigar os processos de erosão, pois a Codevasf proporciona o aproveitamento dos recursos hídricos e do solo e também recupera áreas degradadas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, da Câmara dos Deputados aprovou projeto do Senado (PL 4450/16) que inclui os vales dos rios Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A proposta recebeu parecer favorável do relator na comissão, Remídio Monai (PR-RR). Ele destacou que a inclusão das oito bacias na área de responsabilidade da Codevasf poderá contribuir para a redução da degradação ambiental dos rios.

“A inclusão pode mitigar os processos de erosão, uma vez que o trabalho desenvolvido pela empresa proporciona não somente o aproveitamento dos recursos hídricos e do solo das áreas, mas também envolve trabalhos de recuperação de áreas degradadas”, disse Monai.

A Codevasf é uma empresa pública ligada ao Ministério da Integração Nacional que investe em projetos, principalmente de irrigação, nas bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.