Meio ambiente e energia

Câmara promove debate sobre o cerrado, segundo maior bioma brasileiro

15/09/2016 - 09:17  

O Comitê Gestor de Sustentabilidade da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) e a ong Rede de Sementes do Cerrado promovem hoje debate sobre o “Cerrado – perspectivas e desafios do segundo maior bioma brasileiro”.

O evento será moderado pelo consultor legislativo Maurício Mercadante, engenheiro florestal e mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB). A discussão é parte das comemorações do Dia Nacional do Cerrado, que ocorreu no dia 11 de setembro.

O cerrado é o bioma considerado berço das águas no Brasil, com grande diversidade biológica e espécies únicas no mundo, cuja vegetação nativa está ameaçada pela expansão da fronteira agrícola.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, somente 3% do cerrado está protegido em unidades de conservação, e as taxas de desmatamento desse bioma são as mais altas do País.

Convidados
Foram convidados para participar da discussão:
- o engenheiro agrícola e pesquisador da Embrapa Cerrados, Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, que atualmente é o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranoá, com o tema “Importância ambiental, econômica e social das águas do Cerrado”; e
- o professor no Departamento de Ecologia da UnB desde 1993, Carlos A. Klink, Ph.D. em Ecologia pela Universidade de Harvard, com o tema “Por uma nova ecologia do Cerrado”.

O evento ocorrerá no Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados, a partir das 9h30.

Da Redação – NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.