Meio ambiente e energia

Comissão debate fiscalização de minérios

12/07/2016 - 09:31  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta terça-feira (12) para discutir as causas, providências e lições aprendidas relativas à fiscalização do teor de concentração de minério e seus impactos socioambientais; e os relatórios anuais de lavra da empresa Vale em Mariana (MG).

A reunião será realizada atendendo a requerimento do deputado Nilto Tatto (PT- SP). “A Polícia Federal apontou que, no mês seguinte à tragédia, a Vale modificou informações sobre o teor de concentração do minério que produzia em Mariana”, afirmou o parlamentar.

Mariana
O desastre ambiental, o maior do gênero na história mundial, ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, por volta de 16h20, quando a barragem de rejeitos de Fundão, situada no município de Mariana e de propriedade da Samarco Mineração, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, rompeu-se e derramou 34 milhões de m³ de lama sobre o vale de um subafluente do Rio Gualaxo do Norte, afluente do Rio do Carmo, que deságua no Rio Doce.

Em cerca de 40 minutos, esse fluxo de lama atingiu a barragem de Santarém, situada 3 km abaixo, derramando mais 1,5 milhão m³ de lama no vale, até chegar à comunidade de Bento Rodrigues, 3 km adiante, que foi totalmente destruída. Nos 16 dias seguintes, a lama percorreu mais de 600 km e chegou à foz do Rio Doce, no oceano Atlântico, matando a fauna e a flora da região e comprometendo o abastecimento de água de várias cidades do Espírito Santo e Minas Gerais.

Convidados
Foram convidados:
- o diretor de fiscalização minerária do Departamento Nacional de Produção Mineral, Walter Lins Arcoverde;
- o Procurador da República em Minas Gerais do Ministério Público Federal, José Adércio;
- o delegado de Polícia Federal, Renato Madsen Arruda; e
- o Coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, Pablo Andrade Dias.

A reunião está marcada para 14 horas, no plenário 8.

Da Redação - CL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.