Meio ambiente e energia

Projeto do deputado Jordy obriga todas as barragens a terem plano de emergência

17/06/2016 - 20:10  

O deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) apresentou o Projeto de Lei 3775/15, que determina a elaboração de Plano de Ação de Emergência (PAE) para todas as barragens construídas no País, independente da classificação de risco.

Reprodução/TV Câmara
dep. Arnaldo Jordy
Arnaldo Jordy: prejuízo provocado pela Samarco no Rio Doce poderia ser signficativamente menor se houve um plano mais adequado em caso de emergência

A proposta altera a Lei da Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/10). Atualmente, a norma só exige a elaboração do PAE quando for constatado dano potencial em termos econômicos, sociais, ambientais ou de perda de vidas humanas.

O objetivo da mudança, segundo o deputado Arnaldo Jordy, é evitar tragédias como a que aconteceu em Mariana (MG) no ano passado, quando um rompimento da barragem Fundão, da mineradora Samarco, provocou a morte de quase 20 pessoas da comunidade de Bento Rodrigues, a 35 quilômetros do município mineiro. O rompimento também provocou danos irreparáveis rio Doce (entre MG e ES) e no litoral do Espírito Santo.

“O prejuízo poderia ser significativamente menor se houvesse um plano mais adequado para as providências a serem tomadas em caso de incidente de emergência”, disse Jordy.

Livre acesso
Segundo o PL 3775, o PAE deverá ser elaborado pela empresa responsável antes do início da operação da barragem, incluindo obras de adaptação, treinamento dos responsáveis e das populações afetadas. O plano deverá ser de livre acesso, publicado na internet e sofrerá revisões a cada cinco anos.

O PAE estabelecerá as ações a serem executadas pelo empreendedor da barragem em caso de emergência. Também identificará os agentes a serem notificados da ocorrência.

O texto determina ainda a criação de uma “Sala de Situação”, que centralizará as ações de emergência e a comunicação com a sociedade, com participação de representantes do empreendimento, da defesa civil, dos órgãos fiscalizadores da atividade e do meio ambiente, dos sindicatos dos trabalhadores e dos municípios afetados.

Tramitação
Antes de ir ao Plenário, o PL 3775 será analisado nas seguintes comissões: Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3775/2015

Íntegra da proposta