Meio ambiente e energia

Projeto proíbe importação de resíduos nocivos à saúde e meio ambiente

15/03/2015 - 16:35  

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou projeto na Câmara dos Deputados que proíbe a importação de resíduos e rejeitos que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde pública, independente da forma e do fim a que se destinam (PL 432/15).

O desrespeito à norma sujeitará o importador a pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. O projeto inclui a punição na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) e a proibição de importação na lei da Política Nacional do Meio Ambiente (6.938/81).

Ainda segundo o texto, caberá ao governo definir em regulamento a lista dos resíduos e rejeitos que não causam danos ao meio ambiente e à saúde e poderão ser importados.

A deputada explicou que o objetivo da proposta é evitar que o Brasil importe resíduos que acabarão se transformando em lixo, “com enormes custos para nossa sociedade”.

Tramitação
O projeto será analisado nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para votação final no Plenário da Câmara.

Reportagem - Janary Junior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta