Meio ambiente e energia

Projeto cria medidas de prevenção contra erosão marinha

15/12/2015 - 16:24  

JBatista/Câmara
Fábio Faria
Fábio Faria: erosão marinha é fruto da ocupação urbana mal planejada

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3252/15, do deputado Fábio Faria (PSD-RN), que inclui medidas de prevenção contra a erosão costeira na legislação sobre defesa civil (leis 12.340/10 e 12.608/12).

A proposta determina a realização de estudos, pela União, por estados e municípios, nas regiões e áreas de ocorrência da erosão marinha, sobre os impactos e as medidas preventivas a serem adotadas e sobre a vulnerabilidade dos núcleos urbanos em relação a esse fenômeno.

O projeto também exige que os municípios fiscalizem permanentemente essas áreas, vedando novas ocupações e realocando ocupações das áreas de risco. Os municípios com áreas sujeitas a erosão marinha deverão ser incluídos no cadastro de áreas de risco, previsto na Lei 12.340.

O autor argumenta que a erosão marinha traz sérios impactos para as cidades e é fruto da ocupação urbana mal planejada. “Grande parte das cidades litorâneas tem implantado infraestrutura pública em faixas de praia historicamente sujeitas à ressaca do mar. Mas, em muitos locais, ainda é possível evitar tais ocupações”, afirma Fábio Faria.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – João Vitor
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3252/2015

Íntegra da proposta