Meio ambiente e energia

Integração Nacional aprova aproveitamento de hidrovias nos rios Tocantins, Araguaia e das Mortes

21/01/2016 - 15:21  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 120/15, do deputado Adilton Sachetti (PSB-MT), que autoriza o aproveitamento dos recursos hídricos nas hidrovias dos rios Tocantins (PA), Araguaia (GO) e das Mortes (MT).

A proposta condiciona esse aproveitamento à realização prévia dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos projetos de engenharia, e dos demais estudos ambientais. O texto também vincula a utilização à oitiva das comunidades indígenas afetadas.

TV CÂMARA
MARIA HELENA
Maria Helena: medida é economicamente viável para o escoamento de grãos

A relatora na comissão, deputada Maria Helena (PSB-RR), recomendou a aprovação da matéria. “A hidrovia Tocantins-Araguaia é economicamente vantajosa para o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso e Goiás, além de cargas como carvão mineral e óleo de soja”, afirmou. “A hidrovia permanece atraente mesmo com a implantação de ferrovias e hidrovias concorrentes”, completou a parlamentar.

Maria Helena também destacou a importância de investir em hidrovias, modal menos poluente e mais seguro do que as rodovias.

A proposta estabelece que o Poder Executivo deve adotar as medidas previstas na legislação para implementar as obras e os serviços destinados à adequada navegação nas hidrovias dos rios Tocantins, Araguaia e das Mortes, tais como dragagens, sinalização, balizamento e quaisquer outros destinados a garantir a manutenção das condições de navegabilidade e a segurança da navegação existente.

Tramitação
O projeto será analisado ainda pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário. O texto já foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 120/2015

Íntegra da proposta