Meio ambiente e energia

Deputados manifestam preocupação com rompimento de outras barragens em MG

Integrantes da comissão externa participam de debate na Assembleia Legislativa de Minas; presidente da comissão cobra providências do Ministério Público Federal

17/11/2015 - 15:07   •   Atualizado em 17/11/2015 - 19:24

Clarissa Barçante
Comissão Externa para acompanhar o desastre em Mariana-MG
Deputados participaram de debate sobre as causas e consequências do desastre em Mariana na assembleia mineira

O presidente da Comissão Externa sobre o rompimento de barragem na região de Mariana (MG), deputado Sarney Filho (PV-MA), disse que vai oficiar o Ministério Público Federal (MPF), para que tome providências em relação à inspeção que foi feita na barragem que se rompeu e também em relação à prevenção de novos desastres.

A comissão externa participou hoje de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte, sobre os desdobramentos do desastre ambiental ocorrido no último dia 5, quando uma barragem da mineradora Samarco se rompeu e outra transbordou.

Uma das preocupações da comissão, ao voltar a Brasília, será em relação às outras barragens do mesmo complexo da Samarco, que também sofreram abalos e poderão se romper.

Além de representantes do Ministério Público, o seminário teve a participação de representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e do padre da arquidiocese de Mariana (MG). Tanto a representante do movimento de barragens quanto o pároco pediram mais atenção às famílias desabrigadas, que tiveram que deixar correndo suas casas no distrito de Bento Rodrigues, que ficou soterrado pela lama.

Mas o depoimento mais contundente foi o de Rosilene Gonçalves. Ela perdeu um cunhado, e a filha perdeu uma coleguinha de escola. Ela também falou de um senhor e uma senhora, moradores das encostas do rio, que também estão desaparecidos.

A comissão externa, composta por 19 deputados de Minas Gerais e Espírito Santo, foi instalada no último dia 12.

Reportagem – Mariana Monteiro, enviada especial
Edição – Adriana Resende

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.