Meio ambiente e energia

Comissão discute em audiência o futuro das áreas úmidas brasileiras

12/08/2015 - 09:41  

A Comissão de Legislação Participativa discute hoje, em audiência pública, o futuro das áreas úmidas brasileiras, como lagos, manguezais e pântanos. Existem 42 tipos de zonas úmidas classificadas, que englobam desde as áreas marinhas e costeiras, até as continentais e artificiais, incluindo as áreas irrigadas para a agricultura e reservatórios de hidrelétricas.

A sugestão do debate partiu da ONG ambiental WWF Brasil. Segundo a entidade, cerca de 20% do território brasileiro é coberto por áreas úmidas, espalhadas por todo o País.

A maior área úmida continental do planeta é o Pantanal, que, segundo a WWF, é “um imenso reservatório de água doce muito importante para a manutenção da biodiversidade, economias e culturas, estabilização do clima e conservação do solo”.

A ONG também aponta falta de fiscalização dessas áreas e “fortes pressões” para alteração das paisagens e características das zonas úmidas brasileiras.

Foram convidados:
- o representante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau), da Universidade Federal de Mato Grosso, Cátia Nunes da Cunha;
- o representante da Embrapa Pantanal,Walfrido Moraes Tomas;
- o coordenador de Planos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA),Wagner da Cunha Vilella;
- o coordenador do Programa Cerrado Pantanal da Ong WWF-BRASIL, Julio Cesar Sampaio da Silva; e
- o representante do Ministério do Meio Ambiente, Carlos Alberto Scaramuzza.

A reunião ocorrerá no plenário 3, a partir das 14h30.

Da Redação – DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.