Meio ambiente e energia

Comissão discute impacto de projeto que suspende exploração do gás de xisto

29/06/2015 - 19:22  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável discute em audiência pública, na quinta-feira (2), os impactos da aprovação do Projeto de Lei (PL) 6904/13, do deputado Sarney Filho (PV-MA), que suspende a exploração do gás de xisto pelo período de cinco anos. O evento foi solicitado pelos deputados Mauro Pereira (PMDB-RS) e Nilto Tato (PT-SP).

“O Brasil conta com grandes áreas de folhelho (rocha argilosa folheada) betuminoso no Paraná e no Rio Grande do Sul e em outros sete estados. Além disso, levantamento da ANP e da Agência Internacional de Energia mostram que o Brasil é um dos 10 maiores campos de exploração de gás não convencional no mundo”, destaca Mauro Pereira.

Ampliar o debate
“Como o projeto é amplo em sua atuação se faz necessário um debate para melhor podermos votar a matéria, uma vez que o xisto nacional está em profundidades inferiores a 200 metros, e a sua matriz tem propriedade adversa do xisto americano”, afirma Nilto Tato.

“Outro ponto é a tecnologia de extração. Enquanto nos EUA utiliza-se a fratura da jazida e a introdução de explosivo e ácido para a extração de óleo e gás de xisto do subsolo, no Brasil a tecnologia é nacional, e a operação é na forma de exploração mineral”, diz Tato.

Ele afirma que esta técnica permite que o resíduo da mineração retorne à cava para a recuperação da área e estabilização do terreno. “Como essa tecnologia de exploração é nacional e patenteada, entendemos que a compreensão do autor e do relator sobre as diferentes tecnologias de extração do gás do xisto se faz necessária”, argumenta Tato.

Expositores
- um representante do Ministério de Minas e Energia;
- o chefe de gabinete da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Silvio Jablonski;
- o coordenador do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmar Luiz Fagundes de Almeida;
- o coordenador da Coalizão Não Fracking Brasil, Juliano Bueno de Araújo;
- o professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Luiz Fernando Scheibe.

A audiência ocorrerá no plenário 8, a partir das 9h30.

Entenda como é feita a exploração do gás de xisto.

Da Redação – NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6904/2013

Íntegra da proposta