Meio ambiente e energia

Projeto anistia municípios de multas por infrações em licenciamento ambiental

19/06/2015 - 17:02  

Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
Jovair Arantes
Para Jovair Arantes, houve excessos do Ibama em multas por infrações ocorridas até 2011

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8170/14, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que concede anistia aos municípios brasileiros multados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por infrações administrativas ambientais ocorridas antes da vigência da Lei Complementar 140/11.

Pelo texto, para possuir direito ao benefício, o município deve comprovar que o empreendimento ou a atividade, objeto do auto de infração, já estava em processo de licenciamento ou de autorização ambiental perante o órgão ambiental competente estadual ou municipal.

A Lei Complementar 140/11 fixa normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios em ações relativas à proteção das paisagens naturais, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição e à preservação das florestas, da fauna e da flora.

De acordo com Jovair Arantes, entre 1988 e 2011, vários municípios tiveram obras de competência de licenciamento dos estados fiscalizadas supletivamente pelo Ibama, com a emissão de infrações administrativas ambientais excessivas e questionáveis.

“Houve grave prejuízo às atividades econômicas dos municípios, uma vez que a inserção no Cadin [cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal] provocou a paralisação da contratação de obras públicas e afins”, afirma o deputado.

Tramitação
A proposta será analisada conclusivamente pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8170/2014

Íntegra da proposta