Meio ambiente e energia

Comissão aprova programa de ecoeficiência em escolas e universidades

04/05/2015 - 19:08  

Arquivo - Leonardo Prado
Átila Lira
Átila Lira: escolas e universidades têm grande capilaridade social; a incorporação de medidas de sustentabilidade cotidianas estimulará comportamentos similares.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, na última quarta-feira (29), o Projeto de Lei 267/15, do deputado Marcos Reategui (PSC-AP), que determina a implementação, pelos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, do Programa de Ecoeficiência.

Pela proposta, esse programa deverá abranger a eficiência no uso de energia, no uso da água, no reuso e na reciclagem de materiais e na destinação de resíduos. A implementação do programa nas escolas e universidades deverá ocorrer como uma prática educativa integrada e como uma ação educativa da sociedade em geral, devendo contar com a participação da comunidade escolar e da coletividade. O projeto altera a Lei de Educação Ambiental (Lei 9.795/99).

O parecer do relator, deputado Átila Lira (PSB-PI), foi favorável à matéria. “As escolas e as universidades têm grande capilaridade social, e a incorporação de medidas de sustentabilidade em suas atividades cotidianas estimulará comportamentos similares nas comunidades de forma mais ampla”, afirmou.

Tramitação
De caráter conclusivo, a proposta será analisada agora pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4609/2012

Íntegra da proposta