Meio ambiente e energia

Exportadores reclamam da ausência de fiscalização

24/03/2015 - 22:34  

Durante audiência pública promovida pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara, o presidente da Associação de Exportadores da Amazônia (Aimex), Roberto Pupo, se queixou da ausência da fiscalização em campo.

Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados
Audiência pública conjunta das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, para tratar do desmatamento e exploração ilegal de madeira na Amazônia Legal. Coordenador Geral de Fiscalização do Ibama, Jair Schimitt
Jair Schimitt: o Ibama está implementando um Sistema Nacional de Gestão Florestal, o Sinaflor.

Ele frisou também a importância do controle do desmatamento para aqueles que fazem a extração da madeira de forma legal. "A fiscalização não pode ficar sentada dentro de um prédio, ela tem que ir pro mato. A fiscalização é extremamente necessária para quem é legal, porque senão eu tenho a concorrência do ilegal. O ilegal não paga imposto, o ilegal não existe, o ilegal faz o que ele quer, enquanto eu tenho um custo caro, eu tenho funcionários, todos registrados. Então a fiscalização me legitima socialmente."

Gestão Florestal
O coordenador geral de Fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Jair Schimitt, afirmou que o órgão está implementando, a partir desse mês, um Sistema Nacional de Gestão Florestal, o Sinaflor. "É um sistema que vai congregar todas as informações de autorização de planos de manejos florestais e também de desmatamento autorizado, que é o uso alternativo de solo, em um único sistema com transparência. O sistema também vai permitir o efetivo controle da exploração legal da madeira na Amazônia, inclusive para todos os países a que se estende.”

Na opinião de Jair Schimitt, essa é uma medida extremamente importante porque a principal forma de explorar a madeira ilegalmente está associada à origem dessas autorizações, seja do plano de manejo ou do uso do alternativo do solo.

Reportagem - Lucas Ludgero
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.