Meio ambiente e energia

Deputado defende mudança em Código Florestal para recuperar reservatórios

04/03/2015 - 12:02  

O deputado Sarney Filho (PV-MA) disse há pouco que o objetivo de transformar o Plenário da Câmara dos Deputados em uma comissão geral é sensibilizar o novo Parlamento para a grave questão socioambiental que assola o País.

Assista ao vivo.

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho defendeu a redefinição das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) para os limites anteriores aos do último Código Florestal, como forma de recuperar os reservatórios que fornecem água para consumo humano.

Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados
Comissão geral debate sobre
Sarney Filho: uma das causas da crise hídrica é a destruição de biomas.

“Já existem propostas em análise na Câmara que redefinem as APPs com limites maiores do que os definidos no atual Código Florestal. Precisamos de mais matas em beira de rio para nos proteger de situações como essa”, declarou.

Sarney Filho ressalta que a crise hídrica que já impõe escassez de água em estados do Sudeste tem como causas o aquecimento global e a destruição de biomas.

“A primeira causa é uma questão global, que provoca períodos de seca mais prolongados e chuvas em maior intensidade e em menor espaço de tempo”, destacou. “A segunda, a destruição dos biomas, tem relação direta com a redução dos limites das áreas de preservação permanente e a anistia para quem desmatou essas áreas”, afirmou.

Planejamento
Coautor do requerimento que solicitou a comissão geral, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) concordou que a crise hídrica tenha causas globais e causas locais, mas destacou os problemas provocados pela falta de planejamento e de um modo de vida descomprometido com o futuro das próximas gerações.

“O desafio do século 21 é inventar novas formas de produzir e de consumir. Formas sustentáveis”, disse Alencar. “Esse é um baita desafio que todos temos que enfrentar, porque sabemos que as energias alternativas, por exemplo, ainda têm pouquíssimo espaço no Brasil.”

Apesar de deter 12% da água doce do planeta, bem como a bacia amazônica, que abrange uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil enfrenta a “maior crise hídrica da história”, como reconheceu o próprio ministro de Minas e Energia.

A população pode enviar perguntas e fazer comentários sobre as discussões pelo Disque-Câmara (0800 619 619) ou pelo e-Democracia.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.