Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Meio Ambiente > Proposta dá prioridade para financiamento de projetos de recuperação ambiental
13/10/2014 - 14h35

Proposta dá prioridade para financiamento de projetos de recuperação ambiental

Projetos de recuperação ambiental podem ganhar prioridade para financiamento com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente. A medida está prevista no Projeto de Lei 7368/14, do Senado, do ex-senador Valter Pereira.

Criado pela Lei 7.797/89, o fundo tem por objetivo desenvolver projetos que visem ao uso racional e sustentável de recursos naturais. Pela legislação, têm prioridade na aplicação das verbas inciativas em áreas como unidades de conservação; pesquisa e desenvolvimento tecnológico; educação ambiental; assim como aproveitamento econômico racional e sustentável da flora e fauna nativas.

Para o autor da proposta  além de prever medidas de preservação, “é necessário pensar na recuperação de biomas e áreas que sofreram destruição ao longo dos séculos de ocupação predatória”.

De acordo com Valter Pereira, no bioma cerrado a expansão das fronteiras agrícolas já destruiu quase 60% da cobertura vegetal original. Na Amazônia, conforme afirma, já se contabilizam 17% de redução das florestas. “Além da soja, a pecuária é outra atividade que pressiona o desmatamento na região amazônica”, destaca.

Tramitação
Em regime de prioridade, o projeto foi encaminhado para análise conclusiva das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Maria Neves
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal