Meio ambiente e energia

Comissão aprova arborização obrigatória de conjuntos habitacionais

Segundo o projeto aprovado, a exigência vale para conjuntos construídos com recursos públicos.

02/06/2014 - 15:13  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (28) projeto do ex-deputado Romero Rodrigues (PB) que obriga a arborização de vias públicas pelas empresas construtoras de conjuntos habitacionais financiados com recursos públicos (PL 1379/11).

Segundo a proposta, para a contratação do financiamento junto ao agente financeiro público, o empreendedor deve apresentar projeto de arborização aprovada pelo poder público municipal.

O substitutivo aprovado na comissão exige que o empreendedor seja responsável pela manutenção das árvores plantadas até a ocupação efetiva dos conjuntos habitacionais. O texto também estabelece que a arborização seja feita predominantemente com espécies nativas.

O relator, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), defendeu a aprovação da proposta. Segundo o parlamentar, tão importante quanto oferecer moradia para as populações de baixa renda é garantir aos conjuntos habitacionais uma arborização que assegure a melhor qualidade de vida.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1379/2011

Íntegra da proposta