Meio ambiente e energia

Partido Verde quer impedir exploração de gás de xisto no País

05/12/2013 - 13:19  

O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), informou, em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nesta quinta-feira, que o partido deve apresentar proposta pela “moratória” do País à exploração de gás de xisto, a exemplo de outras nações, como França.

“Não temos segurança tecnológica para explorar isso. Por que não damos ênfase nas energias renováveis?”, criticou.

Na última semana, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou leilão para oferta de blocos de exploração de gás não convencional, ou de xisto. Dos 240 blocos, foram arrematados 72, principalmente Bahia, Sergipe, Alagoas e Paraná. Num primeiro momento, está prevista apenas pesquisa para avaliação das reservas presentes nas rochas. Para extraí-lo, as rochas são quebradas ou fraturadas, com a injeção de grandes quantidades de água, areia e produtos químicos.

Segundo o coordenador da Campanha de Energia da ONG Greenpeace, o uso do gás de xisto não é imprescindível neste momento. “Ainda que a demanda energética nacional aumente mais de duas vezes até 2050, temos fontes renováveis e reservas de gás convencional suficientes para suprir a demanda dos setores industrial e elétrico”, defendeu.

Para Carlos Alberto Bocuhy, do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, o País “não pode embarcar em uma aventura tecnológica (exploração de gás de xisto) ainda sem respostas”.

A audiência pública continua no Plenário 8.

Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.