Meio ambiente e energia

Proposta suspende criação de reserva biológica no Oeste do Maranhão

24/10/2013 - 19:16  

Arquivo/Leonardo Prado
Weverton Rocha
Weverton Rocha: reserva foi criada em uma área onde já havia agricultores.

Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo 914/13, do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), que suspende a criação da Reserva Biológica do Gurupi, localizada no Oeste do Maranhão, a cerca de 400 km da capital, São Luís. A área, de 271 mil hectares, foi criada pelo Decreto 95.614/88.

Segundo Rocha, a reserva foi criada em uma área onde já havia propriedades privadas e assentamentos do Instituto Estadual de Terras do Maranhão. Ele afirma que os agricultores, que continuam lá, ainda não foram indenizados. “A inércia do Poder Público está prejudicando tanto a conservação ambiental dos ambientes naturais da área quanto os agricultores que aguardam a indenização para desocupação”, diz.

O deputado afirma que o Decreto 95.614 caducou, pois a desapropriação deveria ter sido concluída em até cinco anos depois do ato de criação da reserva. Esse prazo está previsto no Decreto-Lei 3.365/41, que trata da desapropriação por utilidade pública.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 914/2013

Íntegra da proposta