Meio ambiente e energia

Projeto revoga incentivos concedidos ao carvão mineral

O autor da proposta considera inadmissível que o Brasil continue a incentivar o uso do carvão mineral, "a mais poluente de todas as fontes energéticas”.

23/10/2013 - 12:38  

Viola Junior / Câmara dos Deputados
Audiência pública para ouvir o novo embaixador José Antonio Marcondes de Carvalho, negociador brasileiro nas conferências do clima, que falará sobre o processo de negociação para a COP 19, que será realizada em Varsóvia em novembro próximo. Dep. Alfredo Sirkis (PSB-RJ)
Para Sirkis, é preciso incentivar a produção de energia limpa.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5634/13, do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que extingue os incentivos tributários concedidos ao carvão mineral para geração de energia. Atualmente, a legislação (Lei 10.312/01) isenta o setor do pagamento do PIS/Pasep e da Cofins.

Além disso, a Lei 10.438/02 destina recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) à promoção da competitividade da energia produzida a partir do carvão mineral nacional. O projeto de Sirkis revoga os artigos das duas leis que concedem esses benefícios.

O parlamentar lembra que o “mundo inteiro” discute formas de reduzir o uso dos combustíveis fósseis e incentivar a participação de fontes energéticas mais limpas e de origem renovável. Para o deputado, “é inadmissível que, no Brasil, se continue a incentivar o uso do carvão mineral, reconhecidamente a mais poluente de todas as fontes energéticas”.

Tramitação
O projeto, que tramita caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5634/2013

Íntegra da proposta