Meio ambiente e energia

Proposta prevê compensação para CO2 emitido em eventos às margens de rios

09/08/2013 - 12:02  

Arquivo/ Beto Oliveira
Alexandre Leite
Leite: projeto ajuda a reduzir o os danos causados pelo efeito estufa. 

As empresas que realizarem eventos às margens de represas, lagos, rios e córregos poderão ser obrigadas a compensar o gás carbônico emitido. É o que prevê o Projeto de Lei 5570/13, do deputado Alexandre Leite (DEM-SP).

De acordo com a proposta, o cálculo do gás emitido ficará a cargo do governo, que também deverá aprovar o projeto de compensação ambiental elaborado pela empresa realizadora do evento. “Se nada for feito para reverter de forma efetiva o consumismo generalizado, as mudanças climáticas globais causadas pela elevação crescente da concentração na atmosfera dos chamados gases de efeito estufa causarão danos calamitosos e catastróficos para a humanidade”, alertou o autor da proposta.

Entidades sociais
Segundo o projeto, caso o plano de compensação preveja a comercialização de créditos de carbono, os valores arrecadados serão partilhados entre entidades sociais próximas ao local de realização do evento. Entre as entidades a serem beneficiadas pela proposta estão creches, escolas e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

Tramitação
A proposta, que tramita de forma conclusiva, será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem- Carolina Pompeu
Edição- Mariana Monteiro

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta