Meio ambiente e energia

Projeto libera pesca artesanal na Estação Ecológica de Tamoios

23/10/2012 - 20:14  

Divulgação/Agência Brasil
Autoridades - PR - SRI - Ex-ministro da Secretaria de Relações Institucionais Luiz Sérgio
Luiz Sérgio: proposta beneficiará pequenas comunidades da região.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4196/12, do deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), que libera o tráfego de embarcações particulares, a pesca artesanal e a utilização das praias, por banhistas, na Estação Ecológica de Tamoios, nos municípios de Angra dos Reis e Parati, no Rio de Janeiro.

O projeto também permite a exploração de comércio nas praias, desde que instalado com observância de legislação específica.

O autor ressalta que a maioria dos habitantes da região é composta por pessoas de baixo poder aquisitivo que vivem da pesca artesanal, da exploração de pequenos comércios e da hospedagem de turistas em pousadas.

“São moradores enraizados nas diversas localidades por serem descendentes dos primeiros habitantes da região – negros, índios, imigrantes – que nem foram ouvidos quando da demarcação”, afirma.

A Estação Ecológica de Tamoios foi criada em 1990 pelo Decreto 98.864.

Tramitação
A proposta tramita em conjunto com o PL 4119/12, que tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Oscar Telles
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4196/2012

Íntegra da proposta