Meio ambiente e energia

Brasil é referência no uso de energias renováveis, mas não está livre de críticas

31/07/2012 - 14:29  

O Brasil é referência na produção de energia a partir de fontes renováveis. O que não significa que o País não precise melhorar, como admite a própria ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. "Temos vantagem comparativa que outros países não têm. Mas podemos fazer mais.”

O Plano Decenal de Energia para o período até 2020 tem metas ambiciosas. Até 2020, o plano prevê que a hidreletricidade responda por 67% da geração elétrica no País. Os combustíveis fósseis ainda representariam cerca de 15% da nossa matriz, mas as outras fontes renováveis passariam de 8% de participação, em 2010, para 16%, em 2020.

Fontes alternativas
O planejamento energético brasileiro não está, contudo, isento de críticas. Os impactos ambientais e sociais das construções de grandes reservatórios hidrelétricos na Amazônia, como Belo Monte, no Pará, são alvo de fortes questionamentos por parte de movimentos sociais e ambientalistas.

Os críticos também contestam o predomínio de investimentos em hidrelétricas em comparação aos previstos para usinas de biomassa e eólicas.

Integrante da Comissão de Minas e Energia, o deputado Luiz Fernando Machado (PSDB-SP), considera que o governo poderia ser mais ousado no planejamento energético. "O governo tem estabelecido de maneira imediata as hidrelétricas, que darão uma tranquilidade para o sistema energético do nosso País, e não estimula as fontes alternativas."

TV Câmara
Luiz Fernando Machado
Machado: fontes alternativas sustentam o sistema energético e preservam o meio ambiente.

Machado é relator, na Comissão de Minas e Energia, do Projeto de Lei 3986/08, que estabelece que, até 2018, pelo menos 10% da energia elétrica consumida no País deverá ser proveniente de pequenas centrais hidrelétricas, usinas solares, eólicas ou de biomassa cuja geração não ultrapasse 50 mil kW.

A proposta permite, além disso, que a energia gerada nessas condições possa ser vendida diretamente ao consumidor.

O incentivo às fontes renováveis é objeto de outras propostas na Câmara dos Deputados.

Uma delas, do deputado licenciado Betinho Rosado, (PL 7737/10) obriga os distribuidores de energia elétrica a contratarem por meio de leilões a energia produzida a partir de fonte eólica.

Outro projeto (PL 2117/11), do deputado Penna (PV-SP), cria o Plano de Desenvolvimento Energético Integrado e o Fundo de Energia Alternativa, para coordenar ações de União, estados, municípios e da iniciativa privada na promoção de biogás, biodiesel e energia elétrica proveniente de fontes alternativas renováveis.

Reportagem - Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.