Meio ambiente e energia

Projeto prevê incentivo fiscal para veículo de uso misto

14/06/2012 - 18:18  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3818/12, do deputado Raul Lima (PSD-RR), que inclui os veículos utilitários de uso misto (de passageiros e de carga) entre os produtos beneficiados com os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e Áreas de Livre Comércio. Pela proposta, esses veículos ficarão isentos dos impostos de importação (II) e sobre produtos industrializados (IPI). A legislação atual já alcança os veículos utilitários de transporte de carga.

O autor argumenta que, na Região Norte, em razão da precariedade das estradas e da grande dificuldade de acesso a algumas áreas, jipes e caminhonetes são veículos utilitários.

“O que em outras cidades é luxo na Amazônia é necessidade, como os veículos com tração 4x4, que são utilizados como transporte escolar e também por agricultores. Enquanto não há cobrança de ICMS, PIS  ou Cofins  sobre os utilitários normais, continua havendo sobre os veículos de uso misto, o que é ruim para a região amazônica, já que lá esses veículos são fundamentais para a economia ”, disse o deputado.

Tramitação
A matéria tramita em caráter conclusivo  e será examinada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3818/2012

Íntegra da proposta