Meio ambiente e energia

Marco Maia inaugura o Arboreto das Nações Rio+20

Como parte das atividades que marcam a participação da Câmara na Rio+20 e nas vésperas da Semana do Meio Ambiente, foram plantadas 120 árvores no Bosque dos Constituintes

31/05/2012 - 17:57  

Claucya Braga
Inauguração do Arboreto das Nações RIO+20 Bosque dos Constituintes.presidente Marco Maia, dep. Perpétua Almeida (PCdoB-AC)
Marco Maia planta muda de árvore típica do Cerrado

O presidente da Câmara, Marco Maia, inaugurou nesta quinta-feira (31) o Arboreto das Nações Rio+20, localizado no Bosque dos Constituintes, ao lado da Praça dos Três Poderes. Marco Maia e embaixadores de países participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada entre 13 e 22 de junho, participaram do plantio de 120 mudas típicas do Cerrado.

Marco Maia destacou que a cerimônia assinala a receptividade do governo brasileiro ao consenso internacional e reafirma os compromissos assumidos pelo País na área ambiental, especialmente no que se refere aos paradigmas maiores da sustentabilidade, da economia verde e da erradicação da pobreza e da fome em todos os cantos do globo.

“Esperamos que a realização da Rio+20 represente um marco nas negociações multilaterais em torno da questão ambiental. Como palco privilegiado de convergência e consenso, poderá determinar um grande avanço na perspectiva histórica do desenvolvimento humano, a ser finalmente pautado pelo respeito à natureza e pela solidariedade universal”, disse Maia.

Ele destacou que a Câmara está sempre atenta aos projetos relacionados à preservação do meio ambiente. Dentre as propostas já aprovadas, citou, entre outras, a Lei de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97); a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98); a Lei de Educação Ambiental (Lei 9.795/99); o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985/2000).

Cidade Parque
O Parque Bosque dos Constituintes passará a integrar o programa “Brasília Cidade Parque”, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O parque terá sua área ampliada em 30 metros para a construção da calçada projetada pelo artista plástico Athos Bulcão, que será a maior dele, com mais de 800 metros de extensão.

Também participaram do evento o vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filipelli; o 1º Secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes(PSDB-TO); a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC); o 2º vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Penna (PV-SP); e a coordenadora-geral do Ecocâmara, Janice Silveira; além de autoridades do governo do DF.

Da Redação/RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.