Meio ambiente e energia

Economista pede políticas de incentivo à economia verde

27/03/2012 - 16:46  

Beto Oliveira
Sandra Rios (economista e diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento)
A economista Sandra Rios defendeu estímulos como financiamento e política tributária.

Durante o debate, a economista Sandra Rios, diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes), afirmou que faltam políticas que estimulem setores da economia a adotar modelos sustentáveis de produção. “Há estímulo à produção de bens industriais sem incluir condições e instrumentos que viabilizem, de fato, o modelo de produção verde”, afirmou.

Para ela, a política de incentivos empregada atualmente é perversa ao incentivar o desenvolvimento a qualquer custo. Sandra Rios defendeu a viabilidade do modelo de crescimento econômico associado à sustentabilidade. “O modelo de economia sustentável é viável, desde que existam políticas que garantam ofertas de financiamento e uma estrutura tributária voltadas a esse processo”, acrescentou.

O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), presidente da subcomissão da Rio+20 da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, também defendeu a revisão dos atuais modelos de taxação e de subsídio e a promoção de um modelo sustentável de desenvolvimento.

“Precisamos de um grande New Deal focado na economia verde”, disse o deputado, em referência ao programa de recuperação econômica adotado pelos EUA nos anos 1930, após a Grande Depressão de 1929. Sirkis defendeu ainda o uso de uma estratégica global para direcionar o capital especulativo ao desenvolvimento da economia de baixo carbono.

Sustentabilidade
Para o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, o moçambicano Hélder Muteia, além da escassez de água, da destruição das florestas e da expansão demográfica, o novo modelo de desenvolvimento precisa resolver outro grande flagelo mundial: a fome.

Muteia destacou que, atualmente, 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Ele defendeu a responsabilização dos agricultores pelas consequências de sua atividade. “A agricultura ocupa 30% das terras do planeta, utiliza cerca de 60% dos recursos naturais da Terra, dos quais 70% da água doce do mundo”, disse.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.