Meio ambiente e energia

Meio Ambiente aprova incentivo para agricultor que promover reflorestamento

09/12/2011 - 11:36  

Reinaldo Ferrigno
Giovani Cherini
Cherini: proposta fortalece a agricultura familiar.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (7) proposta que prevê incentivos a ações de recuperação florestal e de implantação de sistemas agroflorestais em áreas degradadas ou em áreas rurais desapropriadas pelo Poder Público.

O relator, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), recomendou a aprovação do Projeto de Lei 18/11, do deputado licenciado Maurício Rands (PE), na forma do substitutivo aprovado na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O substitutivo alterou a proposta para determinar que os incentivos econômicos decorrentes das ações de reflorestamento sejam ampliados para agricultores familiares, comunidades quilombolas e indígenas. O projeto original beneficiava apenas famílias assentadas, trabalhadores rurais e pequenos produtores.

“O substitutivo esclarece melhor quem são os beneficiários da proposta”, afirma Cherini. Para ele, o reflorestamento nas áreas determinadas, além de fortalecer a agricultura familiar, ajudará o Brasil a cumprir a tarefa de controle das emissões de gases estufa, responsáveis pelo aquecimento global.

Segundo o texto, caberá ao governo federal definir a forma de concessão dos incentivos. O substitutivo tornou explícitas, no entanto, as possíveis fontes de financiamento das ações de reflorestamento. De acordo com a proposta, os recursos poderão vir de fundos nacionais como o de Mudança do Clima; o da Amazônia; o do Meio Ambiente; e o de Desenvolvimento Florestal; além de verbas do Orçamento da União e de contratos de gestão e convênios celebrados com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual ou municipal, entre outros.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta