Meio ambiente e energia

Comissão criminaliza destruição de recife artificial

28/09/2009 - 15:28  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, na última quarta-feira (23), o Projeto de Lei 3821/08, do deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE), que torna crime a retirada, sem permissão, de materiais de embarcações afundadas ou qualquer tipo de estrutura caracterizada como recife artificial. Quem desrespeitar a regra está sujeito a detenção de um a três anos ou multa – ou ambas as punições.

O relator na comissão, deputado Edson Duarte (PV-BA), defendeu a aprovação da proposta. Segundo ele, os recifes artificiais se transformam rapidamente em criatórios de vida marinha, passando a fazer parte do ambiente natural que os cerca. "Em vários locais do mundo, essa solução para recuperar e ampliar as condições de procriação de recursos pesqueiros vem sendo empregada", declarou. "No Brasil, casos de sucesso podem ser observados, entre outros locais, nos litorais dos estados do Paraná e de Pernambuco", acrescentou.

De acordo com o deputado da Bahia, o fato de boa parte das estruturas que formam os recifes artificiais conter materiais de valor comercial, principalmente aço e outros metais, e estar em baixas profundidades, faz com que elas sejam alvo da depredação por parte de sucateiros, que usariam até explosivos na extração dos materiais. "O esforço humano somado a anos de adaptação da natureza é, nesses casos, destruído em poucos minutos", concluiu.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de ir ao Plenário.

Notícias relacionadas:
Biodiversidade aquática pode ter política de preservação
CCJ aprova instalação de recifes artificiais no litoral

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3821/2008

Íntegra da proposta