Economia

Fiscalização e Controle discute situação dos trabalhadores da JBS

12/12/2017 - 09:00  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara discute nesta tarde a situação dos trabalhadores da JBS e das demais empresas da holding J&F Investimentos. O pedido para realização do debate é dos deputados Jorge Solla (PT-BA), Odorico Monteiro (PSB-CE), Padre João (PT-MG) e Leo de Brito (PT-AC).

Os deputados alertam para a grave crise na empresa após as recentes denúncias envolvendo o grupo e políticos e para o risco de manutenção de mais de 130 mil empregos.

“Os frigoríficos fecham e deixam milhares de desempregados nas cidades onde estão instalados, como alertam as federações dos trabalhadores nas indústrias da alimentação, principalmente no Paraná e Mato Grosso do Sul”, justificam no requerimento.

Maior empregadora privada do País, a companhia foi condenada a pagar uma multa de R$ 10,3 bilhões pelo Ministério Público Federal num acordo de leniência que estabelece quase 50 áreas para aplicação desse valor. Soma-se à crise atual o fato de a JBS ser a segunda maior devedora da Previdência Social no País, com dívida de mais de R$ 2 bilhões, segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Para os autores do requerimento, é necessário assegurar os direitos trabalhistas para que as dificuldades financeiras da empresa “não recaiam sobre a parte mais fragilizada, quais sejam os trabalhadores em situação de demissão”.

Foram convidados para o debate:
- representante da Diretoria da JBS;
- procurador do Trabalho Heiler Natali;
- representante do Departamento de Fiscalização do Trabalho, João Paulo Ferreira Machado;
- presidente do BNDES, Paulo Rabelo de Castro; e
- presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza.

Confira a lista completa de convidados.

A audiência ocorre às 14h30, no plenário 11 e terá transmissão interativa pelo portal e-Democracia.

Da Redação - GM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.