Economia

Câmara rejeita free shops em cidades que fazem fronteira com outros países

29/05/2017 - 20:18  

A Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, rejeitou o Projeto de Lei 865/15, do deputado Alan Rick (PRB-AC), que libera a instalação de free shops nas cidades localizadas na fronteira com outros países.

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Audiência Pública. Dep. Edmar Arruda (PSD-PR)
Edmar Arruda: proposta falha ao não detalhar os impactos da isenção fiscal no orçamento e também prejudica a concorrência interna

A proposta já havia sido aprovada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

No entanto, como o parecer na Comissão de Finanças é terminativo, ela será arquivada, a menos que haja recurso aprovado para que sua análise tenha continuidade pelo Plenário da Câmara.

Comuns em aeroportos
Comuns nos aeroportos internacionais, essas lojas vendem mercadorias nacionais e estrangeiras com regime tributário diferenciado, sem cobrança de impostos de importação. As transações também podem ser feitas em moeda nacional ou estrangeira.

Hoje, a instalação de lojas francas ou free shops está restrita a sedes de municípios caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras na linha de fronteira do País.

Para o relator da matéria, deputado Edmar Arruda (PSD-PR) a proposta falha ao não detalhar os impactos da isenção fiscal no orçamento. Além disso, ele acredita que a medida prejudica a concorrência interna.

Segundo ele, isso pode ocorrer, “colocando em risco e em desvantagem o segmento comercial e econômico das demais regiões próximas às cidades onde forem instaladas as lojas francas”, disse.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.