Economia

Comissão rejeita diferença de preço para pagamento em dinheiro e no cartão

11/05/2017 - 17:15  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. José Carlos Araújo (PR - BA)
José Carlos Araújo: diferenciação abusiva

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1506/14, do Senado, que autoriza o comerciante a cobrar preços distintos para o pagamento realizado com dinheiro ou com cartão de crédito.

A proposta susta efeitos da Resolução 34/89, do extinto Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, que proibia ao comerciante estabelecer diferença de preço de venda quando o pagamento ocorresse por meio de cartão de crédito.

Medida abusiva
O relator da matéria, deputado José Carlos Araújo (PR-BA), classificou a medida de “abusiva” por ferir decisões judiciais que asseguram ao consumidor o direito de pagar o mesmo preço.

Ele acrescentou que não existe garantia de redução dos preços para o pagamento em dinheiro, como forma de compensar a economia do lojista com os custos das administradoras de cartão de crédito.

“Na verdade, o que se observa é a manutenção dos preços ou, em pior hipótese, o aumento da margem de lucro dos fornecedores”, disse.

Segundo Araújo,  os estabelecimentos que optam pelo recebimento com cartão de crédito auferem benefícios como o aumento das vendas, maior segurança nas transações, reduzido risco de inadimplência.

Voto em separado 
O deputado Walter Ihoshi (PSD-SP) apresentou voto em separado pela aprovação do projeto. Ele argumentou que o assunto já é tratado pela Medida Provisória 764/16, atualmente em vigor, que permite preços diferenciados para consumidores que paguem à vista.

Tramitação
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário. 

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1506/2014

Íntegra da proposta