Economia

Comissão aprova criação de circuito turístico cultural da cachaça

31/03/2017 - 18:16  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou a criação de um circuito turístico cultural da cachaça, com o objetivo de divulgar marcas e incentivar produtores em todos os estados e no Distrito Federal. A medida está prevista no Projeto de Lei 4949/16, do deputado Goulart (PSD-SP), e recebeu parecer pela aprovação do relator, deputado Lucas Vergilio (SD-GO).

Cleia Viana / Câmara dos Deputados
Reunião de instalação da comissão e eleição do novo presidente. Presidente eleito, dep. Lucas Vergílio (SD-GO)
Lucas Vergilio: setor tem papel importante na economia e gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos

Conforme a proposta, cada unidade da Federação definirá seu próprio calendário para o circuito. Durante os eventos, os produtores de cachaça oferecerão seus produtos a preços diferenciados e apresentarão uma cachaça elaborada especificamente para a ocasião.

Poderão participar do circuito turístico cultural cachaças que atendam às normas fixadas pelo Decreto 6.871/09, que regulamenta a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.

As ações do circuito serão subsidiadas por órgãos do governo federal, segundo regras de apoio e incentivo à cultura e ao turismo.

Produto nacional
Lucas Vergilio acredita que a proposta valorizará a cachaça, considerada um produto brasileiro, e promoverá o turismo nas regiões de eventos. “O setor da cachaça desempenha importante papel na economia nacional. De acordo com dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o Brasil possui capacidade instalada de produção de 1,2 bilhão de litros anuais da bebida e o setor gera mais de 600 mil empregos diretos e indiretos”, acrescentou o relator.

O projeto foi aprovado com uma alteração de redação, que não modifica o conteúdo do texto original.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada ainda pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4949/2016

Íntegra da proposta