Economia

Projeto cria cota para egressos de escolas técnicas em empresas incentivadas

20/02/2017 - 14:23  

Billy Boss / Câmara dos Deputados
Seminário O Novo ·Prosumidor· – sobre geração distribuidora, energias renováveis, eficiência energética e portabilidade da conta de luz no contexto da economia da baixo carbono. Dep. João Fernando Coutinho (PSB/PE)
Coutinho: mecanismo para facilitar inserção profissional de jovens oriundos de escolas técnicas

As empresas instaladas no País que recebem qualquer tipo de incentivo fiscal poderão ser obrigadas a contratar pelo menos 20% de trabalhadores com qualificação técnica adquirida em escolas técnicas.

A determinação consta no Projeto de Lei 5441/16, do deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE), em tramitação na Câmara dos Deputados.

A contração dos profissionais se dará, segundo o texto da proposta, por meio de parcerias estabelecidas entre as empresas e as escolas técnicas. Os cursos poderão, inclusive, ser oferecidos por convênios estabelecidos com o Senai, o Sesc, o Sebrae e o governo federal.

O deputado explica que o objetivo da proposta é criar um mecanismo que facilite a inserção profissional de jovens formados nas escolas técnicas. “O projeto estabelece, assim, a responsabilidade social das empresas e o compromisso do Estado em proporcionar emprego e renda.”

Tramitação
O PL 5441 tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5441/2016

Íntegra da proposta