Economia

Comissão rejeita criação de Região Integrada de Desenvolvimento da Grande São Luís

Projeto ainda será analisado por mais três comissões da Câmara

25/08/2016 - 15:32  

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia rejeitou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 109/15, do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), que cria a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande São Luís, no Maranhão.

Para o relator da proposta na comissão, deputado Paes Landim (PTB-PI), não cabe criação de uma Ride na região. “Evidencia-se que por estarem todos os municípios situados dentro da mesma unidade da Federação, o mecanismo mais adequado para promover sua integração é, de fato, a composição de uma região metropolitana, como ocorre hoje. Intervenção direta da União nesse arranjo poderia configurar desrespeito à autonomia garantida aos entes federados pelo Pacto Federativo”, defendeu Landim ao recomendar a rejeição da proposta.

Conforme explicou o parlamentar, a Ride, como instrumento de integração regional, foi criada com o objetivo de promover uma ação mais ampla que a prevista nas regiões metropolitanas.

Tramitação
O projeto será analisado ainda pelas comissões de Comissão de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Luciana Cesar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 109/2015

Íntegra da proposta