Economia

Câmara rejeita garantia de juros no ressarcimento de crédito presumido do IPI

06/01/2016 - 12:53  

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 6912/13, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que garante juros ao ressarcimento de crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) devido ao produtor exportador.

Como o parecer do colegiado é terminativo e não houve recurso para análise pelo Plenário, a proposta foi arquivada.

Pela proposta, o valor passaria a ser acrescido de juros equivalentes à taxa Selic, acumulada mensalmente, a partir do mês seguinte ao da apuração do crédito presumido até o último dia do mês anterior ao do ressarcimento mais 1% do valor do crédito.

O projeto incluía a previsão dos juros na Lei 9.363/96, que instituiu o crédito presumido do IPI.

Ao recomendar a rejeição do projeto, o relator, deputado Edmar Arruda (PSC-PR), argumentou que a medida conflita com a legislação orçamentária, já que não prevê o impacto orçamentário do aumento de despesas da União no exercício em que a medida entrar em vigor e nos dois subsequentes, conforme exige a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2015 - Lei 13.080/15.

Arruda observou ainda que a proposta concedia prazo insuficiente (um mês a partir da apuração do crédito devido) para a Receita Federal processar as informações fiscais fornecidas pelos estabelecimentos, apurar o valor do crédito presumido e autorizar o pagamento.

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6912/2013

Íntegra da proposta