Economia

Proposta proíbe locadora ter automóvel com mais de dois anos

23/10/2015 - 16:11  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública para oitiva do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge. Dep. Adail Carneiro (PHS-CE)
Carneiro: automóveis de locadoras são expostos a circunstâncias como alta quilometragem e falta de preocupação dos condutores com a manutenção do bem.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1529/15, do deputado Adail Carneiro (PHS-CE), que proíbe as locadoras de veículos de usar automóveis com mais de dois anos, contados da data de compra da montadora. Em licitações para compra ou aluguel de veículos, a administração pública precisa observar a proibição.

Carneiro afirma que os automóveis das locadoras são expostos a circunstâncias peculiares como atingir alta quilometragem com facilidade e falta de preocupação dos condutores com a manutenção do bem. “Tal conjuntura contribui para sua deterioração relativamente alta e aumenta exponencialmente o perigo a que estão expostos locatários e aqueles que com eles dividem ruas e estradas.” Segundo o autor, a obrigação de troca dos automóveis a cada dois anos ajudará a aumentar a segurança no trânsito.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1529/2015

Íntegra da proposta